Archive for julho 2010

O Verão


posted by Viva Saudável

No comments

Com as férias à porta, reaparecem as preocupações com o excesso de peso. É hora de corrigir exageros, de controlar os descuidos do Inverno e de começar a comer melhor. A par com a subida da temperatura e com as férias no horizonte aumentam as preocupações com a aparência do corpo. Sem exageros, ainda vai a tempo de melhorar a sua condição física. Mas cuidado, escolha um regime alimentar equilibrado e não se esqueça que o emagrecimento deve ser gradual. Aproveite a diversidade dos alimentos à sua disposição, aposte em refeições de baixo valor calórico e pratique algum exercício físico. Não se esqueça que uma dieta mal orientada pode tornar-se perigosa. Emagrecer muito depressa pode ser prejudicial, pois ao perdermos muito peso num curto espaço de tempo, corremos o risco de, para além de perdermos tecido gordo, perdermos também grande quantidade de líquidos e massa muscular.
Para que não fique com dúvidas aqui ficam algumas sugestões:
- Evite estar mais 3 a 3 horas e meia sem comer. Fazendo no mínimo 5 refeições por dia, porque comer muitas vezes em menor quantidade diminui a absorção percentual dos alimentos. Contrariamente, se só fizer 2 a 3 refeições por dia o organismo absorve quase a totalidade das calorias ingeridas.
- Coma devagar, mastigando bem os alimentos.
- Aumente o consumo de legumes, saladas e frutas e diminua o consumo de gorduras e açúcares.
- Prefira os pratos cozidos e grelhados.
- No entanto é importante ter em atenção que não existem alimentos proibidos, mas sim quantidades proibidas.
- Beba pelos menos 1,5l de água por dia
-Faça algum exercício físico diariamente como por exemplo uma caminhada de 30 minutos
Se seguir estes conselhos vai ter uma alimentação muito mais saudável.
Coma melhor e viva melhor!

Celulite - um pesadelo feminino


posted by Viva Saudável on

No comments

Frequentemente, enfrenta-se o problema da celulite com os mesmos recursos com que se tenta resolver o da gordura, ignorando que a celulite não é gordura, ou melhor não só! Prova disso é o facto de não se manifestar apenas nas pessoas com excesso de peso, mas também nas magras.
Existem múltiplas causas para o processo celulítico tais como as causas hormonais, factores posturais, consumo de tabaco e o vestuário, entre outras.
A correcta postura corporal favorece a circulação e a oxigenação dos tecidos. A ausência de actividade física e o sedentarismo acentuam os erros posturais e encontram-se entre as principais causas de celulite. Deve evitar roupas demasiado justas que comprometem a circulação e o calçado demasiado alto pois este último pode acentuar os erros de postura.
A alimentação incorrecta é um dos factores estimulantes da celulite. A alimentação adequada para combater a celulite deve ser variada, desintoxicante e equilibrada nos seus componentes nutricionais.
Uma regra de ouro é beber bastante água, indispensável para eliminar os resíduos do metabolismo. Os alimentos a consumir sem restrições são as verduras e as frutas, ricas em vitaminas, fibras e substâncias antioxidantes.
Os alimentos a consumir com moderação são os muito salgados, pois o sódio retém a água favorecendo inchaços, sensação de peso e retenção de líquidos nos tecidos. Portanto, atenção aos enchidos, queijos gordos, fritos e conservas. Também as bebidas açucaradas, as bebidas alcoólicas, o chocolate e o café devem ser consumidos com cautela, bem como a manteiga, as natas e os molhos gordos.
Se o seu motivo de preocupação com a celulite for uma exigência meramente estética, não deve ser esquecido que “gostar de si” significa estar bem consigo mesma e com o próprio corpo e, por consequência ganhar em termos de saúde. Uma boa dose de auto-estima ajudará a minimizar a questão da celulite, aliás exacerbada pelos actuais modelos estéticos. É melhor focar a questão para poder avaliar as possíveis soluções, algumas das quais mais acessíveis do que normalmente se pensa. Pode partir de si mudar alguns hábitos de vida, como a actividade física e a alimentação.

Coma melhor e viva melhor!

Cuidados Alimentares para o Verão


posted by Viva Saudável on

No comments

Em pleno Verão é necessário ter um especial cuidado com a alimentação.
No verão, o corpo pede um maior consumo de líquidos para compensar as perdas de água e sais minerais decorrentes da transpiração. O ideal será não esperar que a sede apareça e beber frequentemente líquidos durante todo o dia. As crianças são especialmente vulneráveis, por isso, os pais devem estar atentos à hidratação adequada dos seus filhos, principalmente quando expostos ao sol. Deve-se dar água em pequenos volumes, mesmo que a criança não peça. A água é o líquido de eleição mas poderá também beber alguns sumos de fruta naturais que são agradáveis e não dão aquela sensação de "barriga pesada", como acontece com os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. Além disso, fornecem vitaminas e sais minerais, o que não é garantido com o consumo de refrigerantes. Devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas, que geralmente são consumidas com maior frequência nesta época do ano e quando ingeridas em grandes quantidades podem levar à desidratação.
Os dias com temperaturas mais elevadas podem provocar uma inibição do apetite que é causada pelo calor excessivo. Essa falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, o que é prejudicial, pois o organismo pode ficar fraco e debilitado durante este período. A melhor forma de contornar este problema é consumir alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, peixes e carnes magras. As carnes magras possibilitam uma melhor digestão, evitando o desconforto intestinal. Deve-se ter cuidado com o consumo de fritos e alimentos muito gordos, que são mais difíceis de ser serem digeridos.
Coma melhor! Viva melhor!