Archive for agosto 2010

O Azeite


posted by Viva Saudável

No comments

É habitual considerar-se que o azeite é bom para emagrecer porque é “saudável”. Muitas vezes as pessoas pensam que podem utilizar o azeite indiscriminadamente, porque têm lido que é uma gordura protectora. De facto a dieta mediterrânica tradicional está associada a um baixo risco de doença cardiovascular e o azeite desempenha um papel fundamental nesta protecção. Os ácidos gordos monoinsaturados do azeite ajudam a baixar o mau colesterol (o LDL) e a elevar o colesterol bom (HDL), beneficiando a saúde cardiovascular.
O azeite também tem a vantagem de suportar temperaturas muito elevadas (até 210º-220ºC) sem degradação substancial dos seus componentes. Permitindo assim ser utilizado em todas as formas de confecção culinária sem ocorrer a formação de substâncias nocivas à saúde, como acontece com outras gorduras.
Apesar dos benefícios para a saúde, não se esqueça que o azeite é uma gordura e, por isso, tem um elevado valor energético semelhante a qualquer outra gordura, fornecendo 9 Kcal por grama tanto se consumido cru ou cozinhado, pelo que se deve moderar o seu consumo. Por exemplo, uma colher de sopa com 10g de azeite fornece-nos 90Kcal, assim as pessoas que estão em regimes de emagrecimento têm que o usar em pequenas quantidades. Ou seja é protector, mas tem bastantes calorias e não pode ser usado de forma indiscriminada. Assim, embora o seu consumo seja preferível às outras gorduras, sobretudo as saturadas, deve ser ingerido com conta, peso e medida.
Coma melhor e viva melhor!

Bronzeado Perfeito


posted by Viva Saudável

No comments

Se o seu desejo é atingir o bronzeado perfeito e procura prolongar a cor ao máximo pode contar com a alimentação como aliada! A maneira mais saudável de manter a cor dourada da sua pele está na alimentação. A ingestão de alimentos amarelo-alaranjados prolonga o bronzeado e protege a nossa pele dos raios solares. O efeito destes alimentos é resultado da sua riqueza em betacaroteno. O betacaroteno está presente em frutas e vegetais. Na prática é responsável pelo tom laranja, vermelho e amarelo que muitos alimentos revelam. Trata-se de uma pró-vitamina, tendo a capacidade de se converter no organismo em vitamina A. Ao ser transformado em vitamina A, o betacaroteno vai estimular a produção do pigmento que existe na nossa pele (a melanina), responsável por protege-la das agressões provocadas pela exposição solar. Para potenciar a capacidade de defesa da nossa pele à acção dos raios ultravioletas e alcançar um bronzeado saudável, podemos então apostar no consumo de alimentos ricos em betacaroteno. Como exemplo temos as cenouras, as abóboras, a manga, a laranja, a meloa, o pêssego, entre outros. Pode também ser encontrado mas em quantidades menores nos vegetais folhosos como a couve, o repolho, os espinafres e os brócolos.
Aproveite a imensa variedade de frutas e vegetais para ter uma pele mais saudável! Tenha algumas precauções ao tentar atingir o bronzeado perfeito, como beber bastante água antes, durante e após a exposição solar, use protector solar e exponha-se ao sol apenas nos horários correctos.
Coma melhor e viva melhor!

Comer fruta emagrece?


posted by Viva Saudável

2 comments

Existem alguns mitos relacionados com o consumo da fruta, como por exemplo: Comer fruta emagrece; ou comer fruta não engorda, ou até mesmo as frutas após as refeições engordam.
Existem algumas pessoas que pensam que o consumo de muita fruta pode emagrecer, mas de facto esta frase não é verdadeira. Substituir um bolo ou um salgado por uma peça de fruta é com certeza um gesto saudável e um contributo para diminuir as calorias. Mas uma coisa diferente é concluir que a fruta emagrece. Por exemplo se faz uma alimentação com comida muito calórica (por exemplo bolos, refrigerantes) e adicionalmente comer bastante fruta, por saber que esta é um alimento saudável, o seu peso não irá diminuir. O que vai acontecer é que vai ingerir mais calorias para além do seu regime hipercalórico habitual. A fruta é boa para substituir estes alimentos e não para adicionar a estes. Portanto, apesar de na generalidade a fruta ser pouco calórica, cada peça que comer vai adicionar calorias ao seu dia.
Algumas pessoas também acham que comer as frutas após as refeições engorda. As frutas fornecem as mesmas calorias, independentemente se forem consumidas antes ou depois das refeições. A ordem com que ingere os alimentos não influencia o seu valor calórico.
Deverá no entanto ter em atenção que o consumo de frutas é importantíssimo para a sua saúde, pois estas são ricas em nutrientes protectores. Assim deverá consumir pelo menos 5 porções diárias de frutas e legumes (cerca de 400g).
Coma melhor e viva melhor.

O pão engorda?


posted by Viva Saudável on

1 comment

Regra geral as dúvidas sobre o pão são muito frequentes, pois a informação divulgada sobre este alimento nem sempre é a mais correcta. Muitas pessoas quando resolvem fazer dieta retiram o pão da sua alimentação. Mas afinal, o pão engorda? O pão não é um alimento hipercalórico, como tal, engorda apenas se for comido em exagero, tal como qualquer outro alimento. O que vai aumentar e fornecer calorias extras é o que se coloca no pão, como por exemplo a manteiga, a margarina, as compotas, o queijo, o fiambre, entre outros. Se o pão for usado à mesa para embeber molho ou simplesmente para ir acompanhando o resto da comida, temos novamente uma soma, que é a do pão mais o molho, mais a refeição.
Na grande maioria dos casos o engordar ou emagrecer depende unicamente da relação entre a energia ( ou seja calorias) que ingerimos e a energia que o nosso corpo consegue gastar. Desde que exista um equilíbrio neste balanço energético, o pão pode e deve fazer parte da nossa alimentação diária, não provocando aumento de peso!
Sempre que possível, devemos optar pelo pão escuro (por exemplo o pão de centeio, o de mistura, o integral) pois o seu elevado teor de fibras é muito vantajoso para a saúde: promove o bom funcionamento intestinal e aumenta a saciedade, diminuindo a necessidade de “andar sempre a petiscar”.
Coma melhor e viva melhor.