Archive for novembro 2010

Comer devagar


posted by Viva Saudável

No comments

Um grande problema da nossa vida diária é que muitos de nós "corremos" o dia todo, sem ter tempo para nada. Este comportamento reflecte-se também no horário das refeições, onde muitas vezes limitamo-nos a devorar “qualquer coisa “, sempre a pensar no que ainda falta fazer a seguir. Esta forma de agir torna-se num estilo de vida pouco saudável e altamente stressante. Com o simples acto de comer devagar poderá começar a ter logo uma vida mais saudável.
As pessoas que se alimentam mais rapidamente tendem a ingerir uma quantidade de alimentos superior às necessidades, e estes hábitos levam muitas vezes a uma maior dificuldade em gerir o peso corporal. Isto porque, o cérebro precisa de cerca de 20 minutos para registar a sensação de “barriga cheia”; ou seja, se comermos muito depressa, podemos passar o ponto em que estamos satisfeitos acabando por comer mais do que o necessário. Se saborearmos os alimentos, teremos tempo para nos apercebermos que estamos saciados e pararmos de comer. Se comer mais devagar, vai mastigar melhor os alimentos, o que se irá reflectir na sua digestão. Desta forma consegue melhorar o seu sistema digestivo, podendo mesmo evitar eventuais perturbações do mesmo.
Por estes motivos, evite sentar-se à mesa com muita fome, pois assim acabará por comer tudo em poucos minutos.
Tente optimizar os seus hábitos alimentares, começando pela escolha de um ambiente calmo para as refeições, mastigue bem os alimentos e saboreie o paladar dos mesmos.
Coma melhor e viva melhor!

Aprender a ler os rótulos dos alimentos


posted by Viva Saudável

No comments

Muitas vezes deparamo-nos com alimentos nas prateleiras dos supermercados e não sabemos qual escolher, ou ficamos na dúvida se o produto é saudável ao não. A melhor forma para escolher um alimento é analisando o seu rótulo, pois contém informações relativas à sua composição, qualidade e validade.
Comece por verificar a lista de ingredientes, esta possui todos os componentes utilizados na preparação do alimento e presentes no produto final. Todos os ingredientes que fazem parte do produto alimentar encontram-se identificados por ordem decrescente do seu peso. Desta forma, é fácil compreender que os primeiros são os que estão em maior quantidade no alimento. Por isso, tenha especial atenção quando o açúcar e as gorduras estão entre os primeiros ingredientes.
De seguida, podemos analisar a informação nutricional que contém o valor energético (as Kcal) e a composição em alguns dos principais nutrientes (como por exemplo, as proteínas, os Hidratos de carbono e os lípidos). A informação nutricional não é obrigatória, excepto se a publicidade feita ao produto alegar alguma vantagem nutricional (por exemplo "baixo em colesterol", "rico em fibras", entre outros).
Prefira alimentos com menor densidade calórica (kcal/100g), escolhendo produtos com valores calóricos inferiores a 400Kcal/100g.
Produtos ricos em hidratos de carbono (por exemplo o pão, os cereais, as bolachas entre outros) com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são por norma boas escolhas. Nos mesmos produtos, relativamente às gorduras, procure valores inferiores a 10g por cada 100g de produto alimentar.
Compare produtos semelhantes e escolha aqueles que têm menos quantidade de açúcar e sal.
Ao ter em atenção estes aspectos poderá melhorar bastante a sua alimentação.
Coma melhor e viva melhor!