Archive for junho 2011

Fuja das dietas malucas ou radicais!


posted by Viva Saudável

No comments

Com os termómetros a aquecer pense na sua saúde e esqueça as dietas malucas ou radicais e praticamente impossíveis de serem seguidas. Para além de serem prejudiciais para a sua saúde, estas dietas prejudicam a sua autoestima, pois como são impraticáveis, facilmente as abandonamos e perdemos a confiança na nossa força de vontade.  Cada vez que comemos muito pouco ou de forma desequilibrada, o nosso organismo sobrevive adaptando-se a essa modificação. Quando voltamos a ingerir a quantidade normal de alimentos, podemos até engordar, para compensar a carência a que submetemos o nosso corpo.
Ficam hoje aqui algumas dicas para atingir as suas metas para o verão:
- Entenda a diferença entre ficar satisfeito e empanturrado. Ficar satisfeito é quando a nossa necessidade de fome já foi saciada. O empanturrado é prejudicial para a saúde, pois dilata o estômago e aumenta a ingestão de calorias.
- Não repita a comida, pois não precisa por exemplo de duas fatias de bolo. A segunda fatia provoca culpa, além de calorias extras. Coma, saboreando cada garfada como se fosse a primeira vez e não devorando como se fosse a última.
- Poderá ajudar comer com talheres e pratos pequenos, desta forma consegue saborear melhor a comida. Servir-se num prato mais pequeno também sacia a nossa vista.
- Se tiver uma festa, na qual sabe que irá abusar, faça antes um lanche em casa, para não chegar faminto ao locar e conseguir escolher os alimentos mais saudáveis. Pode ser por exemplo um iogurte magro ou até mesmo uma salada.
- Hidrate-se! Podemos confundir a sede com fome, por isso a ingestão de água é fundamental.
- Comece por diminuir as suas porções habituais ao almoço e ao jantar e a realizar refeições intermédias a meio da manhã e a meio da tarde.
Lembre-se sempre que o que fazemos diariamente interfere na nossa saúde. Assim vá mudando de forma gradual os seus hábitos de forma a os interiorizar no seu dia a dia.
Coma melhor e viva melhor!

Benefícios da Sopa


posted by Viva Saudável

1 comment

Com a aproximação do verão, o hábito de comer sopa começa a desaparecer. Mas o facto de a temperatura começar a subir não é motivo para a deixar de comer. Ficam aqui alguns dos motivos pelos quais deve mantê-la no seu dia-a-dia:
- A sopa é uma excelente opção para o consumo de vegetais, e como a água de cozedura é aproveitada, permanecem nesta, as vitaminas e os minerais dos legumes, hortaliças, e leguminosas.
- As sopas possuem um teor calórico relativamente baixo e um alto poder saciante uma vez que são ricas em fibras e também pelo seu volume em água. Por isso se está a pensar em perder peso esta é uma boa opção.
- Comendo no início da refeição é bastante útil para quem tem muita fome, pois reduz a vontade de comer quando chegar ao prato principal, contribuindo assim para a regulação do apetite.
- A sopa é um prato de digestão fácil, ajuda ao bom funcionamento do trânsito intestinal e contribui de forma significativa para as nossas necessidades diárias de água.
- Pela sua quantidade em vegetais e pelo seu baixo teor em gordura também ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue.
- Esta também pode ser enriquecida por exemplo com carne, peixe, ovo; alimentos que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-a num prato principal.
Não se esqueça de comer sopa, pois as vantagens do consumo desta são imensas e dependentes de um consumo regular. Faça da sopa um alimento de eleição.
Coma melhor e viva melhor!

Sobremesas saudáveis


posted by Viva Saudável

No comments

É uma daquelas pessoas que adora um docinho e que o momento mais importante da refeição é a sobremesa? Ficam aqui algumas sugestões para que possa escolher sobremesas mais saudáveis, menos calóricas e ao mesmo tempo saborosas e apetitosas.

Tenha a fruta como sobremesa de eleição deixando as opções mais calóricas para as ocasiões festivas. Varie o tipo de frutas e prepare-as de diferentes formas tais como fruta assada, saladas de fruta simples, ou mesmo salada de fruta com iogurte natural adicionado, tornando-a assim mais atractiva.
Confeccione sobremesas com gelatina. Uma opção também poderá ser adicionar fruta a esta. A gelatina para além de pouco calórica é doce e uma boa fonte de proteínas.

Ao escolher um gelado, prefira os gelados de frutas em detrimento dos usuais gelados de chocolate, e elimine as coberturas e acompanhamentos extras.
Quando for cozinhar uma receita de doce faça algumas adaptações para os tornar menos calóricos, como por exemplo utilizar versões magras do leite e derivados, diminuir a quantidade de açúcar e adicionar fruta. Verá que ficarão igualmente saborosos e menos calóricos.

Relativamente às sobremesas pré-confeccionadas, evite as que têm no topo da lista de ingredientes o leite condensado, as natas, os óleos e manteigas, pois são ricas em gordura. Neste tipo de sobremesas, opte pelas que possuem maior quantidade de fruta, clara de ovo, iogurte natural e bebida de soja, por exemplo.

Não se esqueça que a melhor opção de sobremesa é a fruta. No entanto, lembre-se que não existem alimentos proibidos, por isso deixe as tentações mais calóricas para as ocasiões especiais. Coma melhor e viva melhor!