Archive for setembro 2011

Caminhadas em Grupo


posted by Viva Saudável

No comments

Estamos sempre a ouvir falar da importância da actividade física, que poderá ser simplesmente uma caminhada diária de 30 minutos. Já pensou em fazer as suas caminhadas em grupo? Mas porque lhe convém agrupar-se? Mais pessoas, equivalem a maior motivação, segurança, compromisso e entretenimento para todos. Se juntar pessoas às suas caminhadas só a vai beneficiar.
- As suas caminhadas vão ser mais divertidas, e também mais seguras, porque evita que enfrente sozinha qualquer ameaça externa, acidente ou problema físico.

- O grupo fomenta a continuidade e regularidade das caminhadas, porque existe uma “pressão” saudável para o fazer.

- A caminhada é realizada numa intensidade em que pode conversar, sendo assim uma fonte de convívio, permitindo-lhe conviver, desligar-se do stress, relaxar, rir, conhecer pessoas novas.

- Aumenta a motivação para continuar a fazer as caminhadas, evitando que fique em casa a pensar que tinha “coisas mais importantes para fazer “. Nada é mais importante do que a sua saúde.

Alie à actividade física uma alimentação saudável.
Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui:

Fibras alimentares


posted by Viva Saudável

1 comment

A adequada ingestão de fibras alimentares contribui para uma qualidade melhorada da sua saúde prevenindo algumas das doenças crónicas mais frequentes, como por exemplo a diabetes, o cancro do intestino e as doenças cardiovasculares.
Uma dieta rica em fibras também é rica em vitaminas e minerais importantíssimos para o funcionamento saudável do organismo. As recomendações diárias para a ingestão de fibras são de 30 a 40g, o que corresponde a cerca de 400g de hortofrutícolas. Para atingir esta quantidade comece por ingerir 5 peças de fruta ou hortaliças por dia e conseguirá cerca de 50% deste valor.

Prefira o pão integral ou os cereais integrais para o seu pequeno-almoço e lanches, pois contêm uma quantidade superior de fibras. 

Escolha a sopa para início das suas principais refeições e tente ocupar cerca de 50% do seu prato principal com legumes e hortaliças. Se as saladas tradicionais não lhe são muito apelativas, experimente juntar-lhes outros legumes e hortaliças menos comuns, como por exemplo: bróculos, beringela, rucula, coentros... Vá experimentando novos sabores para ver aqueles que são mais do seu agrado. Adicione também legumes aos seus refogados e cozinhados, como os estufados, massas e gratinados, assim como nas suas sandes. O consumo de vegetais congelados também é uma opção, porque preserva a maior parte das características nutricionais destes, sendo uma opção saudável.

Se não aprecia a ingestão de fruta no seu estado natural, poderá convertê-la em sumo (sem adicionar açúcar), mas sem esquecer que é preferível o consumo da fruta por inteiro. Outra opção será adicioná-la aos cereais ou aos iogurtes.
Portanto, não se esqueça de consumir pelo menos 5 porções de fruta e vegetais por dia.

Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui: