A Diabetes


posted by Viva Saudável

No comments

O que é a diabetes? De uma forma simples, é ter açúcar a mais no sangue. Ou melhor, significa que o nosso organismo perdeu a capacidade de regular correctamente o metabolismo do açúcar. Sendo resultado de defeitos na secreção de insulina, ou acção de insulina ou os 2 em simultâneo.
A alimentação é fundamental, antes e após o diagnóstico de diabetes. Os níveis de açúcar no sangue são naturalmente influenciados pelos alimentos ingeridos. Ao consumir alimentos saudáveis, que não provoquem elevações repentinas dos valores, e a horários regulares, é mais fácil ao organismo manter um equilíbrio saudável.
É importante ter em atenção alguns princípios básicos:
- Desenvolver uma rotina alimentar, tentando, dentro do possível, não saltar refeições e não variar muito de quantidades.
O objectivo da dieta passa por tentar estabilizar os níveis de glicemia, adequar a ingestão de calorias (evitando o excesso de peso) e controlar os níveis de gorduras na no sangue. O que é certo é que não é necessário passar fome. Apenas alimentar-se com o que qualquer pessoa poderia (e deveria comer).
Em relação lacticínios (leite, iogurte, queijos frescos), recomendam-se magros ou meio-gordos, sendo desejável em média 500 a 600ml para um adulto.
Em relação à carne e peixe de preferência as magras e brancas, em vez de carnes vermelhas. Cerca de um quarto de prato nas refeições principais será suficiente para a maioria dos adultos. O pão, arroz, massa, batatas, leguminosas devem estar repartidos nas várias refeições em quantidades moderadas de cada vez. Os legumes e hortaliças deverão estar incluídos diariamente no almoço e no jantar, na sopa e no prato, ocupando no prato cerca de metade do espaço, cozidos ou em cru. Em relação à fruta recomenda-se duas a três porções diárias e nas gorduras opte de preferência pelo azeite.
Pequenas reduções de peso (como 5%) têm reduções significativas nos valores de glicemia e tensão arterial. A alimentação fraccionada e mais equilibrada é um passo nesta direcção, assim como a redução do sal de adição, juntamente com um programa de exercícios
O segredo é mais exercício, melhor alimentação, menos stress, horários mais regulares. Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui:

Leave a Reply