Archive for janeiro 2012

Pequenos chefes de cozinha


posted by Viva Saudável

No comments

Uma das melhores formas de incentivar o seu filho a adquirir hábitos alimentares saudáveis é ensiná-lo a cozinhar. Esta prática também lhe permite desenvolver variadas competências e encoraja-o a experimentar novos alimentos. Ao cozinhar aprende a planear, a organizar e, ao mesmo tempo, a discutir questões relacionadas com a segurança e higiene na cozinha. Ao pesar e ao medir os alimentos, são-lhe apresentadas noções básicas de matemática e o seu lado artístico também é desenvolvido na decoração da refeição. Se prepara uma refeição típica de um país diferente, como por exemplo uma refeição italiana, as crianças podem inclusive aprender algo sobre as outras culturas e geografia. Assim, deixe o seu filho ajudar a pesar e a medir os ingredientes. Tenha em atenção às regras de segurança na cozinha, com especial cuidado para os objectos cortantes como as facas, às superfícies quentes, às panelas, ao gás e aos equipamentos eléctricos. Muito importante, nunca deixe uma criança pequena sozinha na cozinha. No final faça com que o seu filho ajude a limpar a cozinha. O segredo está em fazer com que os seus filhos se envolvam no processo. Não os impeça de realizarem certas tarefas para irem ajudá-la na cozinha, caso contrário, não atinge o seu principal objectivo que é cativá-los.  Vai ver que serão momentos de lazer, divertimento e convívio para a família, para além de promoverem hábitos alimentares saudáveis.
Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui:

As crianças e a fruta


posted by Viva Saudável

1 comment

Se tem dificuldades em fazer com que o seu filho coma fruta em quantidades suficientes, ficam aqui algumas medidas para os encorajar a consumi-las.
Certifique-se de que a fruta que fornece ao seu filho está madura. Por exemplo: uma pêra madura e sumarenta é uma delícia, já uma pêra dura que ainda não está pronta para ser comida pode levar o seu filho a deixar de comer peras durante uns bons anos.
Pense também na forma como apresenta a fruta. O seu filho pode não gostar da fruta cortada em pedaços grandes, mas aprecia-la em pedaços pequenos numa salada de fruta, misturada com iogurte, em puré. Seja criativo.
Leve as crianças ao supermercado e deixe eles próprios escolherem a fruta. Vai ver que eles vão adorar comer as suas escolhas.
Não limite as escolhas dos seus filhos a dois ou três frutos. Alargue a lista para melhores benefícios nutricionais.
Não se esqueça também de dar o exemplo e incluir a fruta no seu dia-a-dia. Coma melhor e viva melhor!


Ouça aqui:

As crianças e os vegetais


posted by Viva Saudável

No comments

Se não consegue que o seu filho coma vegetais, não desespere. Existem algumas maneiras relativamente simples de os levar a ingerir mais verduras.
- Muitas vezes, as crianças fazem birras para não comer. Mantenha a calma e seja imparcial. Não dê muita atenção ao seu filho quando ele diz que não quer comer. Continue a servir vegetais em todas as refeições e ignore qualquer rejeição. Se não reagir à birra acabaram por a esquecer.
- Deixe o seu filho ajudar na organização do menu, nas compras e na preparação da comida. Quando estiver a fazer sopa peça-lhe para escolher alguns vegetais para esta. A criança assim poderá ficar mais motivada para a comer.
- Tente arranjar alguém que sirva de exemplo e elogie as suas preferências alimentares.
- Muitas crianças não gostam de comer legumes cozinhados preferindo-os crus. Experimente dar-lhe saladas, tiras de cenoura, tomate aos quadradinhos. Utilize-os para enfeitar o prato e torná-lo mais apelativo.
- Mantenha a sobremesa longe da vista do seu filho até terminarem de comer.
- Não se esqueça de dar o exemplo e comer também os seus vegetais.
Se estas sugestões falharem esconda os vegetais nos guisados, nos cozidos e em molhos para massas. Experimente fazer um puré com um ou 2 legumes cozidos e misturá-los na comida favorita do seu filho, ou mesmo misturar os legumes ao puré de batata (funciona por exemplo com o nabo, a cenoura).
Com paciência e um pouco de criatividade vai ver que vai colocar os seus filhos a comer legumes e hortaliças. Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui:

Começar bem o dia com o pequeno-almoço


posted by Viva Saudável

No comments

Um pequeno-almoço equilibrado é importantíssimo para a saúde do seu filho. Estudos também demonstram uma relação entre o pequeno-almoço com o bom rendimento escolar a capacidade de concentração.
Os alimentos que devem ser evitados ao pequeno-almoço são os doces e os que receberam muito processamento industrial. Evite também os flocos com chocolate, os cobertos com mel e açúcar ou os crocantes. Exclua também o creme de chocolate para barrar o pão (tipo tulicreme), os croissants, as barras de cereais e os pastéis.
Em vez destes alimentos forneça ao seu filho alimentos com hidratos de carbono de absorção mais lenta, tal como os cereais integrais com leite ou pão com queijo ou fiambre com leite ou iogurte. Procure também incluir uma fruta nesta refeição.
Procure levantar-se 20 minutos antes, e sente-se à mesa com o seu filho para desfrutarem desta refeição tão importante do dia.
Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui: