Archive for julho 2011

Varizes


posted by Viva Saudável

1 comment

Se sente dores frequentes  nas pernas, câimbras, sensação de cansaço ou inchaço após permanecer um período em pé ou sentada, pode ser sinal de veias doentes. As varizes são veias dilatadas causadas pela má circulação sanguínea e podem ter várias causas. Para além da tendência hereditária outros factores que poderão agravar o aparecimento de varizes é a gravidez, o tabagismo, a permanência por longos períodos em pé ou sentada e a obesidade.
Ficam aqui algumas sugestões para prevenir a formação de varizes:

- Pratique exercício físico. Faça por exemplo caminhadas, pois estas reforçam a musculatura e melhoram a circulação nas pernas.
- Evite o uso contínuo de sapatos muito altos e de roupa muito justa.
- Não fique muito tempo na posição em pé ou sentada. Esse hábito leva frequentemente ao aparecimento de varizes, pois estas posições causam dificuldade para a circulação de retorno. Evite também sentar-se com as pernas cruzadas.
- Sempre que possível, repouse com as pernas elevadas. Quando estamos deitados, o coração fica no mesmo nível da perna, o que facilita o retorno do sangue.
- Mantenha o seu peso dentro de valores saudáveis, pois o excesso de peso aumenta a pressão sobre as pernas.
- Evite o consumo excessivo de sal, visto que este favorece a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas.
- Opte por alimentos ricos em fibra tais como fruta fresca e legumes, pois estes contêm flavonóides que ajudam a manter saudáveis os vasos sanguíneos e a circulação venosa. 
Coma melhor e viva melhor!

Alimentos que engordam


posted by Viva Saudável

No comments

Existem alguns alimentos que parecem inofensivos mas que provavelmente estão a contribuir para que engorde, em vez de emagrecer. Tenha em atenção aos seguintes aspectos:
- Todo o queijo e molhos que adicionamos às massas e esparguetes transformam-nos em bombas calóricas. Misturar gorduras com hidratos de carbono é a receita ideal para ganhar peso, por isso evite fazer estas misturas, e crie alternativas mais saudáveis.
- Se costuma colocar açúcar no café, repare no número de colheres que deita em cada chávena. Não é o café que engorda, mas sim o que lhe adiciona. Experimente colocar num prato o número de colheres ou de pacotes de açúcar que deita em cada café durante um dia e surpreenda-se pela quantidade. Reduza o número de cafés que consome diariamente ou então corte no açúcar, verá que é simplesmente uma questão de hábito.
- As bebidas alcoólicas também são um inimigo para as dietas de emagrecimento, pois são recheadas de valor calórico. Evite-as ao máximo.
- Os refrigerantes são pobres nutricionalmente e são altamente calóricos. Beba-os apenas de vez em quando. Lembre-se que termos de líquidos, não há nada mais saudável do que a água.
-Tenha muita atenção aos chamados produtos light. Se pensava que podia comer estes alimentos de forma indiscriminada, enganou-se redondamente. A maior parte destes produtos está recheada de conservantes, sal e açúcar. Leia sempre o rótulo destes alimentos para verificar essas quantidades.
Coma melhor e viva melhor!

Alimentação em tempo de crise


posted by Viva Saudável

No comments

Será possível mantermos uma alimentação saudável em tempo de crise? Sim. Se tivermos cuidado na selecção dos alimentos é perfeitamente conciliável uma alimentação saudável com uma alimentação económica.
Ficam aqui algumas estratégias que o poderão ajudar:
- Inicie as refeições sempre com uma sopa: este prato para além de bastante nutritivo vai-lhe encher o estômago e diminuir o apetite para o prato principal.
- Evite fazer refeições fora de casa, desta forma poupa dinheiro e come mais saudável.
- O mesmo é verdade para as refeições intercalares. Por isso não se esqueça de as levar consigo, poderá ser por exemplo fruta ou iogurtes.
Quando for ao supermercado: Procure os preços mais baixos e prefira as frutas e hortaliças da época.
- Não deixe a fruta estragar-se. Quando estiver muito madura, prepare compotas, batidos ou purés. A maioria da fruta também pode ser congelada.
- Opte pelas carnes e peixes mais económicos como aves, porco, sardinhas e carapau.
 -Vá alternando a carne e peixe com ovos, fornecedores proteicos de elevada qualidade.
- Inclua leguminosas na sua alimentação, que são acessíveis e um bom complemento à carne, peixe e ovos.
- Evite os alimentos processados que são mais caros e mais desequilibrados nutricionalmente.
- Aproveite pão duro para fazer pão ralado ou açorda.
- Adopte a água como bebida de eleição para acompanhar as refeições.
- Substitua refrigerantes por limonadas ou infusões de ervas preparadas em casa.
 Lembre-se que pode fazer uma alimentação saudável e poupar dinheiro.
Coma melhor e viva melhor.