Fibras alimentares


posted by Viva Saudável

1 comment

A adequada ingestão de fibras alimentares contribui para uma qualidade melhorada da sua saúde prevenindo algumas das doenças crónicas mais frequentes, como por exemplo a diabetes, o cancro do intestino e as doenças cardiovasculares.
Uma dieta rica em fibras também é rica em vitaminas e minerais importantíssimos para o funcionamento saudável do organismo. As recomendações diárias para a ingestão de fibras são de 30 a 40g, o que corresponde a cerca de 400g de hortofrutícolas. Para atingir esta quantidade comece por ingerir 5 peças de fruta ou hortaliças por dia e conseguirá cerca de 50% deste valor.

Prefira o pão integral ou os cereais integrais para o seu pequeno-almoço e lanches, pois contêm uma quantidade superior de fibras. 

Escolha a sopa para início das suas principais refeições e tente ocupar cerca de 50% do seu prato principal com legumes e hortaliças. Se as saladas tradicionais não lhe são muito apelativas, experimente juntar-lhes outros legumes e hortaliças menos comuns, como por exemplo: bróculos, beringela, rucula, coentros... Vá experimentando novos sabores para ver aqueles que são mais do seu agrado. Adicione também legumes aos seus refogados e cozinhados, como os estufados, massas e gratinados, assim como nas suas sandes. O consumo de vegetais congelados também é uma opção, porque preserva a maior parte das características nutricionais destes, sendo uma opção saudável.

Se não aprecia a ingestão de fruta no seu estado natural, poderá convertê-la em sumo (sem adicionar açúcar), mas sem esquecer que é preferível o consumo da fruta por inteiro. Outra opção será adicioná-la aos cereais ou aos iogurtes.
Portanto, não se esqueça de consumir pelo menos 5 porções de fruta e vegetais por dia.

Coma melhor e viva melhor!

Ouça aqui:

1 comment

Leave a Reply