Aprender a ler os rótulos dos alimentos


posted by Viva Saudável

No comments

Muitas vezes deparamo-nos com alimentos nas prateleiras dos supermercados e não sabemos qual escolher, ou ficamos na dúvida se o produto é saudável ao não. A melhor forma para escolher um alimento é analisando o seu rótulo, pois contém informações relativas à sua composição, qualidade e validade.
Comece por verificar a lista de ingredientes, esta possui todos os componentes utilizados na preparação do alimento e presentes no produto final. Todos os ingredientes que fazem parte do produto alimentar encontram-se identificados por ordem decrescente do seu peso. Desta forma, é fácil compreender que os primeiros são os que estão em maior quantidade no alimento. Por isso, tenha especial atenção quando o açúcar e as gorduras estão entre os primeiros ingredientes.
De seguida, podemos analisar a informação nutricional que contém o valor energético (as Kcal) e a composição em alguns dos principais nutrientes (como por exemplo, as proteínas, os Hidratos de carbono e os lípidos). A informação nutricional não é obrigatória, excepto se a publicidade feita ao produto alegar alguma vantagem nutricional (por exemplo "baixo em colesterol", "rico em fibras", entre outros).
Prefira alimentos com menor densidade calórica (kcal/100g), escolhendo produtos com valores calóricos inferiores a 400Kcal/100g.
Produtos ricos em hidratos de carbono (por exemplo o pão, os cereais, as bolachas entre outros) com mais de 6g de fibra e proteína (por 100g) são por norma boas escolhas. Nos mesmos produtos, relativamente às gorduras, procure valores inferiores a 10g por cada 100g de produto alimentar.
Compare produtos semelhantes e escolha aqueles que têm menos quantidade de açúcar e sal.
Ao ter em atenção estes aspectos poderá melhorar bastante a sua alimentação.
Coma melhor e viva melhor!

Leave a Reply