Alimentação da criança no regresso às aulas


posted by Viva Saudável on

No comments

Com o início de um novo ano escolar, regressaram também algumas preocupações com a alimentação das crianças. Ficam então aqui algumas sugestões relativamente à organização do seu dia alimentar.
Atenção ao pequeno-almoço, pois este é fundamental para proporcionarmos ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia. Como as crianças estão em fase de crescimento, torna-se ainda mais importante para elas. Este poderá incluir pão ou cereais, com pouco sal e açúcar, um copo de leite ou derivados, e se desejar, fruta.
Um dos grandes obstáculos à alimentação adequada é o lanche escolar. Os lanches na escola são extremamente importantes, pois são uma fonte de energia para as aulas, proporcionando uma maior capacidade de concentração e memória. Desta forma, devem ser evitados longos períodos de jejum, não passando mais de 3 horas sem comer. Poderão ser constituídos por exemplo, por uma peça de fruta, um leite simples ou iogurte, acompanhado por um pão.
O almoço e o jantar devem iniciar-se com um prato de sopa, pois esta é rica em vitaminas, minerais, fibra e água, componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Alternar as refeições entre carne e peixe também é importante. Conheça as ementas na escola do seu filho, por exemplo se ao almoço comeram carne, em casa ao jantar dê-lhes peixe. Varie também os acompanhamentos e guarneça com diferentes saladas ou legumes cozidos. Adicionar alguma criatividade na decoração dos pratos, poderá ser uma chave para o sucesso da refeição.
Algumas crianças gostam de beber um copo de leite antes de se deitarem, o que constitui um bom hábito.
Ajude o seu filho a distinguir os alimentos saudáveis dos restantes, mas sem proibições. As crianças devem perceber que existem alimentos para todos os dias e outros só para ocasiões especiais. Crie momentos com significado em que esses alimentos possam ser saboreados.
É importante que tenha a noção de que os seus filhos só vão ter bons hábitos alimentares, se os seus hábitos também forem adequados. Analise a forma como está a organizar as suas refeições e tente perceber de que forma influência a alimentação dos seus filhos.
Coma melhor e viva melhor!

Leave a Reply