Alimentação saudável para o coração


posted by Viva Saudável

No comments

Durante muitos anos pensava-se que a melhor forma de baixar os valores de colesterol no sangue e proteger o coração era cortar na globalidade das gorduras. Actualmente, sabe-se que o nosso organismo precisa de gordura para funcionar de forma correcta, e que algumas gorduras são benéficas enquanto outras
actuam no sentido oposto. Deverá sempre ter em atenção à quantidade de gorduras que come diariamente para assegurar que come a quantidade certa. As recomendações para estas são de menos de 30% do total calórico por dia. Se pensarmos numa ingestão média de 2000, isto quer dizer que devemos comer menos de 66 gramas de gordura por dia. Geralmente comemos mais do que necessitamos. Existem 2 tipos de gorduras, as vulgarmente caracterizadas de “boas” e “más”. As gorduras saturadas e as trans são as chamadas de más pois estão associadas a vários problemas de saúde tais como a doença cardíaca, diabetes e obesidade. As gorduras insaturadas (as boas) podem proteger o seu coração de algumas destas condições. Isto não quer dizer que as possa comer sem limites, porque qualquer gordura em demasia é prejudicial. Mas, ao investigar o conteúdo das suas refeições assegure-se que a maioria da sua ingestão em gordura provém das insaturadas e que menos de 20 gramas vêm das saturadas e quase nenhumas das trans. Vamos ver então quais as que deve incluir na sua alimentação e as que deve evitar. Uma forma de incluir gorduras boas na sua dieta é olhar para a dieta mediterrânea que tem como gordura de eleição o azeite. Este tipo de gordura assim como restantes vegetais ajudam a manter os seus níveis de HDL altos.As gorduras a evitar, são as saturadas e as trans. As saturadas vêm de fontes animais como carne e produtos lactéos gordos, as trans encontram-se mais nos alimentos processados. Desta forma, prefira as carnes sem gorduras visíveis, em relação aos lácteos prefira as versões meio-gordo ou magras. Relativamente aos alimentos processados analise o seu rótulo e prefira os que contêm menos de 0,5 gramas por porção de óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados.  
Muitas vezes surge a pergunta se se deve optar pela manteiga ou pela margarina? A manteiga possui muita gordura saturada, enquanto muitas marcas de margarinas são riquíssimas na indesejável gordura trans. Ambos aumentam o colesterol mau. Desta forma sugiro que coma o que gostar mais, mas em pequena quantidade.
Como balanço final seja um comprador consciente que sabe procurar as potenciais armadilhas. Prefira alimentos ricos em gorduras insaturadas, com especial atenção para o azeite e evite os fritos e alimentos processados. Coma melhor e viva melhor!















Leave a Reply