Se pratica actividade física saiba que a sua condição física não depende só do exercício que faz mas também dos seus hábitos alimentares, pois a refeição adequada no pós-exercício ajuda na sua recuperação e na prevenção de lesões. Isto porque o exercício físico quando efectuado com intensidades moderadas a intensas com uma duração superior a 45 minutos, leva a uma redução das principais fontes de energia: o glicogénio muscular e o hepático. Devido à importância destas fontes de energia, é importante adoptar estratégias que aumentem a sua síntese, preparando o organismo para um novo exercício físico.
Estudos demonstram que a síntese do glicogénio é mais rápida nas duas horas após o exercício, assim assegure-se que terá alimentos ricos em hidratos de carbono, como por exemplo, pão, bolachas integrais, barras de cereais, para comer depois do exercício físico, quer este seja apenas uma caminhada ou uma ida ao ginásio. O ideal seria uma refeição 30 a 60 minutos após o exercício.
Reforce também a sua refeição pós-exercício com fruta, pois esta, para além dos hidratos de carbono que contêm, é normalmente rica em minerais como o magnésio e o potássio, que são importantes no processo de recuperação muscular ao esforço. Poderá promover o consumo proteico através do leite ou iogurte, ou por exemplo um pão com fiambre.
A hidratação também é fundamental, desta forma após a actividade física continue a hidratar-se para repor a água eliminada pela transpiração. Não se esqueça, pratique actividade física e coma melhor e viva melhor!
Ouça aqui: