Archive for maio 2011

Falta de sono promove obesidade infantil


posted by Viva Saudável

No comments

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afectar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Dormir poucas horas pode promover a obesidade infantil. Estudos recentes demonstraram uma relação, entre os transtornos do sono e o desenvolvimento de obesidade. O nosso corpo possui um tipo de “relógio” centralizado no cérebro; relógio esse que regula o apetite e o sono, e o cérebro gosta de se manter no horário com base nesse relógio. A alteração deste ritmo chamado de ritmo circadiano, especialmente na infância, pode provocar o aumento de peso por desajuste hormonal, pois a falta de horas de sono aumenta a produção de grelina (uma hormona que estimula a sensação de fome) e diminui a produção de leptina (a hormona que diminui a sensação de fome).

As investigações demonstram que uma enorme proporção de crianças obesas apresenta uma diminuição das horas de sono, quer por passar muitas horas ao computador, quer a ver televisão. A perda de sono, para além das mudanças nos níveis hormonais e apetite,  comporta, naturalmente mais horas acordadas para o indivíduo poder comer. Além disso, a perda do sono contribui para uma fadiga no dia seguinte, com queda no rendimento da actividade física e, consequentemente, no gasto de calorias. Então, qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diário. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono. Não deve haver televisão nos quartos e não se devem realizar actividades que impliquem uma atenção excessiva pouco antes de dormir. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e diabetes.

Tendo em conta que o excesso de peso continua a aumentar entre as crianças e adolescentes e que as insónias são cada vez mais comuns na nossa sociedade, é importante ter em atenção os hábitos de sono e em especial os hábitos de sono dos seus filhos para prevenção de obesidade e outras doenças.

Dormir mais e melhor, não é a única resposta para a obesidade, mas tem um importante papel na regulação das chamadas hormonas da fome. Por isso, coma melhor, durma melhor e viva melhor!

Benefícios do peixe


posted by Viva Saudável

No comments



Vários estudos demonstram que as populações que privilegiam o consumo de peixe têm melhores valores de colesterol e menos doenças cardiovasculares.  O peixe para além de saboroso é bastante saudável, pois é rico em proteínas de alto valor biológico e vitaminas. Os peixes gordos (como por exemplo a sardinha, o salmão e a cavala), apesar de mais calóricos, são ricos em vitaminas lipossolúveis e contêm quantidades elevadas de iodo (um mineral imprescindível para o bom funcionamento da tiróide). As gorduras destes peixes são ricas em ácidos gordos ómega 3 que se associam a uma melhoria do perfil lipídico e na prevenção de doenças cardiovasculares. 


Se pretende reduzir o valor calórico das suas refeições opte por peixes magros como por exemplo a pescada, o peixe-espada, o linguado, entre outros mas tendo sempre consciência que está a perder os benefícios dos ácidos gordos ómega 3.
Também pode fazer, de vez em quando, atum enlatado, de preferência o conservado em água, não abusando desta opção (no máximo 1 a 2 vezes por semana). 


O ideal é o consumo de peixe fresco, mas se tem pouco tempo disponível para este, opte pelo congelado; fácil de guardar e sempre disponível para cozinhar quando quiser. Embora não seja tão saboroso como o peixe fresco, a qualidade nutricional é semelhante. 


Seja original nas suas receitas. Inove nos métodos de confecção e diversifique o tipo de peixe para as suas refeições. As formas mais saudáveis de cozinhar o peixe, e em especial o peixe gordo são grelhar, cozer ou estufar. As caldeiradas de peixe são também uma excelente forma de o consumir. 
Lembre-se que pela sua riqueza nutricional o peixe é um excelente alimento, imprescindível em qualquer idade, por este motivo ingira no mínimo 2 a 3 refeições de peixe por semana para ser mais saudável. 
Coma melhor e viva melhor! 


O pequeno-almoço


posted by Viva Saudável

No comments

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, pois vai-lhe fornecer energia para as suas tarefas e manter bem-disposto. Mas já analisou bem o seu pequeno-almoço? Acha que é saudável? Ou nem por isso? Para saber o que comer ou não comer nesta refeição tão importante, tenha em atenção as seguintes sugestões:
- Evite os alimentos muito doces e a adição de açúcar ao pequeno-almoço. Para isso evite os pães-de-leite, os croissants, o leite com chocolate, os pacotes de sumo. Também é importante analisar a quantidade de açúcar presente nos cereais; escolha os integrais e sem açúcar. Depois adoce a seu gosto mas sem exagerar.
- Escolha o pão integral ou de cereais em vez de um bolo, ou pães-de-leite. Poderá colocar neste um pouco de manteiga, queijo fresco, uma fatia de queijo, fiambre ou até mesmo um pouco de compota (se não tiver problemas de peso)
- Prepare um iogurte com fruta fresca. Vai ver que vai adorar. Experimente também adicionar fruta aos cereais.
- Beba leite simples, com cevada ou com cereais.
- Outra opção também poderá ser um sumo de fruta natural com um pão.
- Nunca falhe o pequeno-almoço. Saltar esta refeição está associado a uma maior tendência para a obesidade, baixo rendimento escolar e maior risco de acidentes de trabalho.
No entanto, existem muitas pessoas que saltam esta refeição. Se o faz por falta de tempo, tente levantar-se 5 a 10 minutos mais cedo e prepare um pequeno-almoço simples (como por exemplo um iogurte, fruta, 1 pão), leve-o consigo e coma pelo caminho.
Se não toma o pequeno-almoço por falta de apetite, comece por incluir um alimento ligeiro, e progressivamente adicione-lhe um segundo e depois um terceiro.
Não tenha desculpa para saltar esta refeição que funciona como um carregador de energia para o restante dia. Não se esqueça: tome sempre o pequeno-almoço. Coma melhor e viva melhor!