O pequeno-almoço


posted by Viva Saudável

No comments

O pequeno-almoço é considerado a refeição mais importante do dia, pois vai-lhe fornecer energia para as suas tarefas e manter bem-disposto. Mas já analisou bem o seu pequeno-almoço? Acha que é saudável? Ou nem por isso? Para saber o que comer ou não comer nesta refeição tão importante, tenha em atenção as seguintes sugestões:
- Evite os alimentos muito doces e a adição de açúcar ao pequeno-almoço. Para isso evite os pães-de-leite, os croissants, o leite com chocolate, os pacotes de sumo. Também é importante analisar a quantidade de açúcar presente nos cereais; escolha os integrais e sem açúcar. Depois adoce a seu gosto mas sem exagerar.
- Escolha o pão integral ou de cereais em vez de um bolo, ou pães-de-leite. Poderá colocar neste um pouco de manteiga, queijo fresco, uma fatia de queijo, fiambre ou até mesmo um pouco de compota (se não tiver problemas de peso)
- Prepare um iogurte com fruta fresca. Vai ver que vai adorar. Experimente também adicionar fruta aos cereais.
- Beba leite simples, com cevada ou com cereais.
- Outra opção também poderá ser um sumo de fruta natural com um pão.
- Nunca falhe o pequeno-almoço. Saltar esta refeição está associado a uma maior tendência para a obesidade, baixo rendimento escolar e maior risco de acidentes de trabalho.
No entanto, existem muitas pessoas que saltam esta refeição. Se o faz por falta de tempo, tente levantar-se 5 a 10 minutos mais cedo e prepare um pequeno-almoço simples (como por exemplo um iogurte, fruta, 1 pão), leve-o consigo e coma pelo caminho.
Se não toma o pequeno-almoço por falta de apetite, comece por incluir um alimento ligeiro, e progressivamente adicione-lhe um segundo e depois um terceiro.
Não tenha desculpa para saltar esta refeição que funciona como um carregador de energia para o restante dia. Não se esqueça: tome sempre o pequeno-almoço. Coma melhor e viva melhor!

Leave a Reply