A importância do leite e seus derivados na alimentação


posted by Viva Saudável

6 comments

O leite e seus derivados devem fazer parte da alimentação de crianças e adultos de todas as idades. São ricos em proteínas de alto valor biológico que beneficiam o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, e que garantem um aporte proteico aos adultos Devido à sua composição nutricional equilibrada e riqueza em cálcio são indispensáveis numa alimentação saudável.
Para as crianças, os produtos lácteos ajudam ao correcto crescimento dos ossos e dentes, e permitem a construção de reservas necessárias para o futuro. O período da adolescência é quando o organismo precisa de mais cálcio para a maturação e desenvolvimento da massa óssea. Uma ingestão insuficiente de cálcio nesta fase pode trazer problemas a nível ósseo de futuro.
 É também importante na idade adulta para prevenir e atrasar a perda de massa óssea, responsável pelo aparecimento da osteoporose e fracturas.
Se contabilizarmos as necessidades de cálcio em leite é recomendado o consumo de 1 a 2 copos de 250ml de leite para crianças entre 1 a 3 anos de idade, até aos 8 anos 2 a 3 copos de 250ml. Para os adolescentes as necessidades atingem cerca de 4 copos de 250ml de leite. Para as faixas etárias entre os 19 e 50 anos as recomendações decrescem para 3 copos de 250ml de leite. A partir dos 50 anos as necessidades de cálcio são muito próximas às dos adolescentes aumentando novamente para 4 copos de 250ml de leite.


Os suplementos medicamentosos de cálcio não tem o mesmo efeito que o cálcio fornecido pelo leite, dai ser muito importante ter um aporte adequado deste através da sua alimentação. Desta forma, para ser mais saudável, ingira os produtos lácteos de acordo com as suas recomendações ao longo de toda a sua vida.

Coma melhor e viva melhor.

6 comments

  1. Anónimo
  2. Anónimo
  3. Anónimo
  4. Anónimo
  5. Anónimo

Leave a Reply