Intolerância à lactose


posted by Viva Saudável

1 comment

Algumas pessoas, após consumirem leite ou derivados podem sentir dor e desconforto abdominal, náuseas, diarreia e gases. Se estes sintomas aparecerem de forma frequente, num período entre meia hora a 2 horas após a ingestão de produtos lácteos, deve-se procurar auxílio médico pois pode significar intolerância à lactose.
A intolerância à lactose é a incapacidade do organismo fazer a digestão do açúcar do leite, denominado de lactose. Isto acontece quando o intestino  não produz  ou produz em quantidade insuficiente a lactase (que é uma enzima que faz a digestão da lactose). Nem todas pessoas intolerantes à lactose têm o mesmos sintomas, dependendo da quantidade de lactose consumida e o grau de deficiência de lactase.
Não existe cura para este problema, mas os sintomas podem ser controlados através da alimentação. Desta forma se tem intolerância à lactose:
- Utilize leite com baixo teor de lactose ou leite sem lactose (encontra-os facilmente nos supermercados), e evite alimentos preparados com o leite normal.
- Leia atentamente a lista de ingredientes dos alimentos processados para verificar se têm leite ou a presença de traços de lactose na sua composição.
- Alimentos como o queijo e iogurtes (à excepção dos queijos frescos), contêm um teor mais reduzido de lactose. Por este motivo, muitas pessoas com esta intolerância, normalmente toleram bem iogurtes e queijos.
- Tenha em atenção que a lactose pode estar presentes alguns medicamentos, geralmente comprimidos.
O leite e outros produtos lácteos são a maior fonte de cálcio, que é essencial para a formação e a manutenção da estrutura óssea. Por isso, não se pode excluir estes alimentos do dia-a-dia, pois o não consumo destes pode causar carências nutricionais.
A maioria das vezes não é necessário remover completamente a lactose da sua dieta, pois os intolerantes a esta conseguem digerir quantidades variáveis de leite e produtos lácteos sem sintomas, consoante o grau de intolerância. Por isso de tiver esta patologia deverá experimentar os limites que suporta, começando com quantidades muito pequenas de produtos lácteos e aumentar gradualmente consoante a sua tolerância. Aumente também a ingestão de vegetais de cor verde escura como por exemplo os brócolos e as couves porque são ricos em cálcio, embora não sejam só por si suficientes para completar as suas necessidades nutricionais deste. Caso seja necessário consulte o seu médico pois existem suplementos com lactase para tomar aquando da ingestão de produtos lácteos.
Coma melhor e viva melhor!

1 comment

  1. Marco

Leave a Reply