O nosso corpo necessita de uma quantidade mínima de sal para funcionar correctamente. A ingestão de sal em demasia pode acarretar o desenvolvimento futuro de problemas de saúde tal como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares…. Se o seu filho ingerir sal em demasia, pode vir a ter problemas de saúde no futuro.
Não se pode adicionar sal à comida para bebés, porque eles necessitam apenas de uma quantidade mínima de sal, menos de 1g por dia, até completarem 6 meses e pouco mais de 1g, dos 7 aos 12 meses. Esta quantidade é facilmente obtida através do leite materno e das fórmulas para lactentes. Portanto, em nenhuma circunstância adicione sal à comida que dá ao seu bebé. Nunca lhe dê alimentos que sofreram transformações, que não foram especificamente feitos a pensar neles, tais como flocos de cereais, flocos de aveia, uma vez que podem conter níveis de sal, que os rins ainda pouco desenvolvidos, não estarão preparados para suportar .
Mesmo quando o seu filho for mais crescido, evite acrescentar sal à sua alimentação e tenha muita atenção ao rótulo dos alimentos processados que compra. Como saber se um determinado produto tem muito ou pouco sal?
O sal é constituído por sódio e cloreto, e é o sódio no sal que pode prejudicar a sal saúde. Se verificar a informação nutricional no rotulo da embalagem, há sempre uma referência à percentagem de sódio em 100 gramas de comida. Evite comprar os que possuem mais de 0,5g de sódio por 100g. Em vez disso tente escolher alimentos com o mais baixo teor de sódio possível e cozinhe mais vezes em casa, pois assim saberá exactamente o que contêm a sua comida. Coma melhor e viva melhor!
Ouça aqui:
Ouça aqui: