Não jantar ajuda a emagrecer?


posted by Viva Saudável

3 comments

Um equívoco muito comum nas pessoas que estão a fazer dieta para emagrecer é a decisão de eliminar o jantar. Muitas vezes, dizem não entender o porquê de não emagrecer, uma vez que não jantam há muito tempo. Alegam que queimam menos calorias à noite e por isso devem abster-se de comer. Isto é totalmente errado. O que muita gente não sabe, entretanto, é que essa experiência pode trazer um resultado contrário, ou seja, em vez de emagrecer, a pessoa acaba ganhando alguns quilinhos a mais. Ao eliminar uma refeição, para além de comprometer a ingestão adequada de nutrientes, que é essencial para o equilíbrio do organismo, o mais provável é que coma mais na refeição a seguir (e tratando-se do jantar, poderá muito provavelmente não aguentar até ao pequeno-almoço e atacar o frigorífico durante a noite).
Existem outras pessoas não eliminam a refeição mas substituem o prato saudável (sopa, mais a comida de prato) por lanches que julgam, serem mais leves. No entanto, tais opções costumam ser mais calóricas e quem adopta esse hábito normalmente acaba por ganhar peso. Isto porque, acabam por andar sempre a petiscar, pois o facto de estarem sempre a comer pequenas quantidades de alimentos repetidamente, faz com que não tenham apetite para uma refeição completa, mas também nunca ficam saciados para parar de comer. Desta forma, comem de forma incessante perdendo a noção do que comem para além de ingerirem quantidades calóricas bastante superiores ao jantar saudável.
Estes comportamentos, acabam por possuir um efeito cascata, pois quem salta o jantar pode ainda desenvolver outros problemas, como gastrite e hipoglicemia, pelo facto de permanecer em jejum por muito tempo.
Outro motivo para não abandonar o jantar é o facto de que a falta deste pode dificultar um sono tranquilo. Com ausência de alimento, o corpo fica sem energia e não repousa adequadamente. Os sintomas mais observados são o aumento da irritabilidade e dificuldade para dormir, e da ansiedade.
Coma melhor e viva melhor!

3 comments

Leave a Reply