Archive for outubro 2010

posted by Viva Saudável on

No comments

Com o início de um novo ano escolar, regressaram também algumas preocupações com a alimentação das crianças. Ficam então aqui algumas sugestões relativamente à organização do seu dia alimentar.
Atenção ao pequeno-almoço, pois este é fundamental para proporcionarmos ao organismo a energia e os nutrientes necessários ao começo de um novo dia. Como as crianças estão em fase de crescimento, torna-se ainda mais importante para elas. Este poderá incluir pão ou cereais, com pouco sal e açúcar, um copo de leite ou derivados, e se desejar, fruta.
Um dos grandes obstáculos à alimentação adequada é o lanche escolar. Os lanches na escola são extremamente importantes, pois são uma fonte de energia para as aulas, proporcionando uma maior capacidade de concentração e memória. Desta forma, devem ser evitados longos períodos de jejum, não passando mais de 3 horas sem comer. Poderão ser constituídos por exemplo, por uma peça de fruta, um leite simples ou iogurte, acompanhado por um pão.
O almoço e o jantar devem iniciar-se com um prato de sopa, pois esta é rica em vitaminas, minerais, fibra e água, componentes essenciais ao bom funcionamento do organismo. Alternar as refeições entre carne e peixe também é importante. Conheça as ementas na escola do seu filho, por exemplo se ao almoço comeram carne, em casa ao jantar dê-lhes peixe. Varie também os acompanhamentos e guarneça com diferentes saladas ou legumes cozidos. Adicionar alguma criatividade na decoração dos pratos, poderá ser uma chave para o sucesso da refeição.
Algumas crianças gostam de beber um copo de leite antes de se deitarem, o que constitui um bom hábito.
Ajude o seu filho a distinguir os alimentos saudáveis dos restantes, mas sem proibições. As crianças devem perceber que existem alimentos para todos os dias e outros só para ocasiões especiais. Crie momentos com significado em que esses alimentos possam ser saboreados.
É importante que tenha a noção de que os seus filhos só vão ter bons hábitos alimentares, se os seus hábitos também forem adequados. Analise a forma como está a organizar as suas refeições e tente perceber de que forma influência a alimentação dos seus filhos.
Coma melhor e viva melhor!

Beber água às refeições engorda?


posted by Viva Saudável on

1 comment

Muitas vezes existe a ideia de que beber água as refeições engorda, o que não é verdadeiro. A água não fornece calorias, pois não tem macronutrientes (isto é, proteínas, gorduras e hidratos de carbono). Portanto a água não engorda mesmo que bebida antes, durante ou depois das refeições. Durante muito tempo divulgou-se que a água quando tomada às refeições, engordava. Pelo contrário, até pode dar saciedade mais rapidamente e fazer com que fique satisfeito com menos quantidade de alimentos.
Ao bebermos líquidos durante as refeições pode ocorrer uma diluição dos sucos gástricos diminuindo a sua acção nos alimentos e dificultando a digestão. Assim se tiver dificuldades na digestão, deverá reduzir o consumo de líquidos à refeição, embora o consumo de 1 copo de água não traga nenhum problema.
A hidratação é um aspecto importante para a saúde, pelo que a ingestão de água durante a refeição em quantidades moderadas não é desaconselhado.
Coma melhor e viva melhor!

Alimentos diet e light


posted by Viva Saudável on

No comments

Hoje em dia estamos completamente rodeados por produtos diet ou light, que normalmente associamos a uma alimentação mais saudável ou ao facto de “engordarem” menos. Mas será que é sempre assim? Mas o que são de facto alimentos diet ou light?
A palavra diet significa que o produto apresenta exclusão total de um determinado componente que normalmente estaria presente. Pode ser por exemplo a ausência de açúcar, de glúten, de gorduras. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão. Até porque geralmente estes componentes são substituídos por outros para manter o gosto ou a característica do produto, e que podem ser tão ou mais calórico do que o antigo.
A palavra light, que muitas vezes é confundida com a diet Os alimentos considerados light são aqueles com baixo teor de componentes ( por exemplo açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os diet. Os alimentos são classificados como light quando houver uma redução de pelo menos 30% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.
São produtos que poderão conter menos gorduras e açúcares que sua versão original, mas continuam a ter calorias. Algumas pessoas pensam que estes alimentos não engordam ou mesmo que ajudam a emagrecer, e cometem o erro de consumir uma quantidade maior do que teriam consumido do produto completo. Assim o abuso do light pode contribuir para engordar tendo um efeito contrário ao desejado.
Assim recomenda-se que leia atentamente os rótulos desses produtos, observando a composição, o valor calórico de cada um. Só assim ficará devidamente esclarecido.
Coma melhor e viva melhor!

IMC


posted by Viva Saudável on

No comments

Ouvimos frequentemente falar do Índice de Massa Corporal, mas afinal de que se trata? O IMC é a forma mais fácil de classificar a condição do seu peso. É a relação entre o peso e a altura e calcula-se dividindo o seu peso (em kilogramas) pelo quadrado da sua altura (em metros). Depois é só analisar os resultados.
Assim para adultos valores inferiores a 18,5 kg/m2 são considerados magreza. Um peso normal e saudável situa-se entre os 18,5 e os 24,9 kg/m2, pois neste intervalo encontram-se os estes valores mais saudáveis de pressão arterial, gorduras e açucares no sangue, entre outros.
Se o IMC estiver entre os 25 e os 29,9 kg/m2 tem excesso de peso e consequentemente um risco mais elevado de doença.
Acima dos 30 kg/m2 é considerado obesidade e quanto mais alto o valor mais grave se torna.
Este cálculo não é utilizado para atletas pois possuem mais massa muscular que um não atleta, nem mulher grávidas e a amamentar. Para crianças e adolescentes existem tabelas específicas que tem em conta o peso, a altura e a idade.
Assim calcule regularmente o seu IMC para garantir que tem um peso saudável, promova hábitos alimentares saudáveis e pratique actividade física.
Coma melhor e viva melhor!

Perímetro da cintura


posted by Viva Saudável on

1 comment

Para além de ter em atenção ao seu peso, também deve ter cuidado com o padrão de distribuição da gordura no seu corpo. Para o mesmo peso e altura, podem existir diferentes composições e distribuição da gordura corporal e consequentemente diferentes riscos para a saúde.
A obesidade com menor risco para a saúde é a tipo ginóide ou periférica (distingue-se pelo corpo em forma de pêra), onde a gordura acumula-se sobretudo nas ancas e nádegas e é mais comum nas mulheres. Associa-se a problemas de retorno venoso e artroses nos joelhos.
A obesidade mais perigosa é a tipo andróide ou central (distingue-se pelo corpo em forma de maçã) onde a gordura se acumula sobretudo no tórax e na região abdominal. Este tipo de obesidade é mais comum nos homens e associa-se a um risco superior de diabetes, alterações das gorduras do sangue, hipertensão, doenças cardiovasculares e mortalidade no geral.
Os valores máximos aconselhados do perímetro da cintura para as mulheres são os 88cm, sendo ideal um valor inferior a 80cm. Para os homens os valores máximos são 102 cm sendo ideal um valor inferior a 94cm.
Desta forma, observe regularmente o seu perímetro da cintura colocando a fita métrica no abdómen na zona mais estreita sem apertar. Alimente-se de forma saudável e pratique exercício físico.
Coma melhor e viva melhor!

Sumos de fruta naturais


posted by Viva Saudável on

No comments

Existem algumas pessoas que pensam que beber um sumo de fruta natural pode substituir a ingestão de uma peça de fruta. Não é bem assim. Comer fruta é saudável, mas quando transformada em sumo, tem mais calorias e perde ao nível da ingestão de fibras. Os sumos de fruta engordam mais do que comer a peça de fruta, porque existem várias peças de fruta num só sumo. Quando comemos por exemplo uma laranja, consumimos o número de calorias que a laranja tem. Para fazermos um sumo, vamos necessitar em média de 3 a 4 laranjas, ou seja, vamos ingerir o triplo ou o quadruplo das calorias.
O sumo fruta tem a desvantagem de conter menos fibra pois perde-se no espremedor e menos vitaminas. Por exemplo a vitamina C oxida, quando o sumo não é logo bebido, por isso, quanto menor for o intervalo entre a preparação e a ingestão dos sumos, melhor será o aproveitamento dos nutrientes presentes na fruta. É sempre preferível a ingestão de um sumo natural a um refrigerante, no entanto tenha em atenção que apesar dos sumos de fruta naturais serem saudáveis e saborosos não deve ingeri-los em excesso porque podem conter um elevado valor calórico, e não substituem a ingestão de fruta. A bebida ideal continua a ser: a água. Quanto à fruta, o melhor é comê-la por inteiro.
Coma melhor e viva melhor!

Transpirar faz perder gordura?


posted by Viva Saudável on

No comments

Muitos são os que acreditam que transpirar muito durante o exercício físico é sinónimo de grande perda de gorduras. Isso é uma ilusão. O facto de perder suor não significa que se perca gordura. Pelo contrário, não sai nenhuma gordura com o suor, mas apenas águas e minerais. Não é portanto nenhuma técnica para emagrecer. Assim, as faixas à volta da cintura e os calções de plástico para transpirarem e perderem gordura exactamente naquele ponto enquanto se faz exercício físico não têm qualquer efeito. Além de que a sua utilização não está sequer a favorecer a saúde pois leva a uma perda excessiva de água que é fundamental ao organismo.
Pode existir alguma alteração transitória a nível de peso, apenas porque após uma transpiração intensa a pessoa fica desidratada. Assim não perdeu gordura, mas sim água e sais minerais e esta água é reposta logo que forem ingeridos líquidos após a actividade física.
O suor pode servir para medir a intensidade do exercício que se pratica. Por exemplo se uma pessoa transpirou muito numa ida ao ginásio é sinal que fez um exercício intenso.
Seguindo a mesma linha de raciocínio a sauna também não emagrece. Faz transpirar, mas não se perde gordura.
Portanto, não se deixe enganar para perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam. Terá sempre que associar uma alimentação equilibrada a exercício físico regular.

Coma melhor e viva melhor!