Alimentos diet e light


posted by Viva Saudável on

No comments

Hoje em dia estamos completamente rodeados por produtos diet ou light, que normalmente associamos a uma alimentação mais saudável ou ao facto de “engordarem” menos. Mas será que é sempre assim? Mas o que são de facto alimentos diet ou light?
A palavra diet significa que o produto apresenta exclusão total de um determinado componente que normalmente estaria presente. Pode ser por exemplo a ausência de açúcar, de glúten, de gorduras. Contudo, isso nem sempre quer dizer que ocorre uma redução nas calorias do produto em questão. Até porque geralmente estes componentes são substituídos por outros para manter o gosto ou a característica do produto, e que podem ser tão ou mais calórico do que o antigo.
A palavra light, que muitas vezes é confundida com a diet Os alimentos considerados light são aqueles com baixo teor de componentes ( por exemplo açúcares, gorduras, colesterol) e/ou calorias, ou seja, não são isentos totalmente como os diet. Os alimentos são classificados como light quando houver uma redução de pelo menos 30% da quantidade de um determinado nutriente e/ou calorias em relação ao alimento tradicional.
São produtos que poderão conter menos gorduras e açúcares que sua versão original, mas continuam a ter calorias. Algumas pessoas pensam que estes alimentos não engordam ou mesmo que ajudam a emagrecer, e cometem o erro de consumir uma quantidade maior do que teriam consumido do produto completo. Assim o abuso do light pode contribuir para engordar tendo um efeito contrário ao desejado.
Assim recomenda-se que leia atentamente os rótulos desses produtos, observando a composição, o valor calórico de cada um. Só assim ficará devidamente esclarecido.
Coma melhor e viva melhor!

Leave a Reply