Muitos são os que acreditam que transpirar muito durante o exercício físico é sinónimo de grande perda de gorduras. Isso é uma ilusão. O facto de perder suor não significa que se perca gordura. Pelo contrário, não sai nenhuma gordura com o suor, mas apenas águas e minerais. Não é portanto nenhuma técnica para emagrecer. Assim, as faixas à volta da cintura e os calções de plástico para transpirarem e perderem gordura exactamente naquele ponto enquanto se faz exercício físico não têm qualquer efeito. Além de que a sua utilização não está sequer a favorecer a saúde pois leva a uma perda excessiva de água que é fundamental ao organismo.
Pode existir alguma alteração transitória a nível de peso, apenas porque após uma transpiração intensa a pessoa fica desidratada. Assim não perdeu gordura, mas sim água e sais minerais e esta água é reposta logo que forem ingeridos líquidos após a actividade física.
O suor pode servir para medir a intensidade do exercício que se pratica. Por exemplo se uma pessoa transpirou muito numa ida ao ginásio é sinal que fez um exercício intenso.
Seguindo a mesma linha de raciocínio a sauna também não emagrece. Faz transpirar, mas não se perde gordura.
Portanto, não se deixe enganar para perder aquelas gordurinhas que tanto incomodam. Terá sempre que associar uma alimentação equilibrada a exercício físico regular.
Coma melhor e viva melhor!